domingo, 20 de janeiro de 2013

Alopecia - Calvice: Causas e Tratamentos .




A dica de hoje e' para quem sofre de Alopecia ou como e' mais conhecida em uma de suas formas a calvície e outros tipos de queda, vou listar alguns fatores que causam e acentuam a calvície e seus respectivos tratamentos para que vocês consigam identificar melhor o quadro de vocês, lembrando que Alopecia Congênita e Hereditária não tem cura, somente existe a possibilidade de retardar o processo .



Queda por: Stress, Anemia, Dieta pobre em proteína, alteração na tiroide, cirurgias ou gravides

Normalmente quem sofre desses fatores encontra-se diariamente com baixos níveis ou ate mesmo ausente de muitos nutrientes no corpo, o fio capilar e' tao sensível que apenas um corte de 100 calorias como um copo de suco pode acentuar a queda. Uma dieta pobre em carne vermelha pode danificar a absorção do ferro no organismo evitando a chegada de oxigênio no bulbo capilar fazendo com que o fio cresça muito fino e fraco se tornando mais sujeito a quebra .
SOLUÇÃO: Capilarograma, Dieta prescrita por uma nutricionista, Carboxiterapia, Laser de baixa potencia ou Medicamentos manipulados por uma dermatologista .



Queda por: Alisamento, Clareamento ou Coloração

Quando feitas por um profissional e respeitado o tempo de retoque o único problema e' o ressecamento, mas como o alisamento quebra as pontes de hidrogênio e cisteína do fio e os reorganiza para mudar a textura dele, qualquer imprudência pode ocasionar a quebra, esse e' um procedimento que requer muita atenção e cuidado. Todos esses procedimentos deixam o cabelo muito seco e muitas vezes havendo perca de matéria tornando o fio menos resistente a tração como escovar o cabelo .
SOLUÇÃO: Capilarograma, Precauções como fazer o teste de mecha toda vez que realizar um procedimento químico e sempre marcar o ativo do alisante que você usa no fio, um exemplo muito comum e' a utilização de Tioglicolato de Amônia e Guanidina dois ativos incompatíveis que quando juntos no fio causam o corte químico e a solução e' o corte do fio e o uso frequente de hidratações especificas como Queratina, Ceramida ou Ciment .


Queda por: Fatores Hormonais e Genética

Fator que leva 25% das mulheres e 50% dos homens entre 35 a 40 anos sofrer de algum grau de calvície. A alopecia androgenética acontece por causa dos grandes níveis de 5-alfa-redutase que produz DHT responsável e associado a queda. O cabelo passa pelos seguintes etapas: Afinamento, Encurtamento, Rarefação, Despigmentação gradativo nas regiões Fronto-Temporais e Evoluindo para a atrofia e morte do folículo capilar, mas sempre preservando as laterais e posteriores já que são imunes ao DHT. A concentração de 5-alfa-redutase, A velocidade e A idade que se inicia as etapas e' definida pela quantidade herdada dos familiares normalmente paternos mas também maternos ou ambos ja' que a Alopecia Androgenética e' hereditária ou congênita .  
SOLUÇÃO:  Capilarograma, Carboxiterapia, Laser de baixa potencia ou Transplante de unidades foliculares


Queda por: Doença autoimune

Conhecida como Alopecia Areata e' a queda repentina de cabelo em uma região do tamanho de uma moeda de 01 real, o motivo e' o organismo, ele cria anticorpos contra o bulbo capilar que para de produzir fios, normalmente esse tipo de alopecia acontece em pessoas entre 15 a 29 anos.
SOLUÇÃOCapilarograma, Carboxiterapia, Infiltração por corticoide ou Transplante de unidades foliculares


Queda por: Chapinha, Secador, Baby liss e Penteados

O uso frequente de ferramentas térmicas de forma errada e sem o uso dos extintos protetores térmicos o cabelo tende a ficar seco e opaco mais sujeito a quebra por tração. Penteados mais elaborados agravam ainda mais a situação com a pressão de trancas, coques, grampos e desfiados, o calor e o acumulo de produtos como pomadas, laques e finalizadores em geral podem estimular a oleosidade e o aparecimento da caspa e outras inflamações que causam a quebra do fio desda raiz .
SOLUÇÃOCapilarograma  Aplique protetor térmico antes da escova, maneire nas escovadas no cabelo e as passadas de chapinha na mesma mecha, aumente o intervalo entre um penteado e outro, evite posicionar ferramentas térmicas próximo ao couro cabeludo, deixe o cabelo secar naturalmente mais vezes e hidrate o cabelo com produtos especializados de acordo com o disgnóstico do seu cabelo através de uma capilarograma ou profissional na areá .


Queda por: Gripe, Febre e Infecção

"Não é regra, mas o trio pode levar à queda capilar por até três meses, mesmo que você já esteja curada", afirma a dermatologista Leila Bloch.  O organismo prioriza a recuperação e o combate as áreas afetadas deixando o cabelo ausente de alguns nutrientes se tornando quebradiço .
SOLUÇÃO: Se alimentar de nutrientes como a vitamina C para fortificar o sistema imunológico e se já estiver com Gripe, Febre e alguma Infecção vale abusar de produtos nutritivos .


DICA: O excesso de gordura, cafeina, açúcar e álcool no organismo estimula a caspa e a produção de radicais livre que deixam o cabelo mais quebradiço .


DICA: O uso excessivo de certos tipos de peruca e extensões podem causar a alopecia devido ao mal uso de procedimentos que cole os fio ao couro ou parte do cabelo como a queratina ou a forte tração das amarrações, um exemplo e' a modelo Naomi Campbell .


Hoje postei algumas dicas para a solução imediata da alopecia em clinicas, no próximo post de domingo vou postar produtos para serem usados em casa como manutenção desses procedimentos clínicos ou para quem esta começando a sentir o efeito da rarefação no cabelo e gostaria de ter um efeito de densidade nos fios. Outra maneira legal de se ver fora desse quadro de perca capilar e' se assumir careca, existem varias celebridades e ícones da moda que se assumiram careca ou rasparam a cabeleira para fazer um personagem em algum filme, abaixo segue algumas foto:








BE THE ONE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário