segunda-feira, 22 de abril de 2013

NÓS QUEREMOS MAIS MODA!

 A QUESTÃO: Quando a moda passa a ser tão democrática que cada um se denomina jornalista e juiz de bom gosto. Uma questão cheia de controversas que merece ser discutida e avaliada. Qual sua opinião?


Li uma matéria da redatora da Elle hoje de manhã no site da revista. Um post muito didático e esclarecedor sobre '' o escrever sobre moda''
Renata Piza nos trouxe uma questão que poucos têm conhecimento real, a falsa ideia de que qualquer um pode falar sobre moda e se denominar juiz de bom gosto, um equivoco que cada vez mais é cometido pela geração blogger.Não, não estou tirando o corpo fora, mas a questão que se deve ter em mente ao tentar ingressar no ''mercado fashion blogger'' de forma séria, é primeiro entender do que você esta falando, não é só gostar de moda e se vestir bem, ter seu filme preferido ''O Diabo Veste Prada'' e se achar o stylist por julgar os personagens de Gossip Girl ícones de estilo.

O que Renata Piza, eu, e centenas de leitores assíduos queremos, é informação e conhecimento. Pra isso três ferramentas são fundamentais: 
Domínio da língua portuguesa; tenho absoluta certeza que muitos de vocês já se depararam com blogs com erros grosseiros de gramática, da falta de concordância a erros simples de ortografia. Isso além de denegrir a imagem do blog, mancha também a parte que cabe ao jornalismo de moda, que é o que mais sofre com os absurdos disparados por blogueiros sem noção.
Saber quem é Alexander McQueen e Coco Chanel não é suficiente, é necessário saber a história e a indumentária da moda, ter noções básicas de tecidos, cartelas de cores e modelagens. É de grande ajuda ter informação em arte, não basta só gostar de Andy Warhol e Art Pop, os paradigmas da arte são extensos, é bom ter entendimento de pelo menos alguns deles.

Não sou nenhum expert no assunto, mas procuro me qualificar para isso, e o melhor jeito de provar sua competência é tendo informação para passar. A sobrevivência no campo moda não é tão fácil. Então se deseja mesmo entrar nessa área, seja ela jornalística, estilística  ou o que for, é indispensável ter conhecimento e, isso é adquiro, ou seja, temos a faca e o queijo na mão. Survivor!

Leia aqui a visão de Renata Piza sobre jornalismo de moda.


2 comentários:

  1. Concordo plenamente!!!
    Entender sobre "a moda" e não "de moda"
    é preciso muita bagagem cultural,
    de conteúdo didático até uma memória
    imagética afiada...conhecer história,
    filosofia, antropologia, semiótica arte,
    arquitetura e como vc já mencionou,
    até mesmo o processo de construção
    de uma peça de roupa.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Felipe. A questão vai além do simples saber de moda por revistas.

    Obrigado por comentar.

    Abraços!

    ResponderExcluir